Allan Robert P. J.
La arteria principal de la ciudad era...
A principal artéria do centro da cidade ...
A principal artéria do centro da cidade era conhecida como Strada Gambara. Isso porque foi o cardeal Gambara a decretar a sua construção em 1543 para melhorar a viabilidade e oferecer a possibilidade de construir novos e mais decorados prédios. Foi oficialmente chamada Farnese em 1851. Apesar da comissão “política e ornamento” favorecesse a ocupação na nova via, fixando precisas normas para unificar o aspecto, o projeto só foi realizado parcialmente.
A avenida é margeada por 512 pequenas colunas que variam de altura e circunferência de acordo com a importância dos edifícios civis e religiosos. Infelizmente a via pagou caro pelo período do “boom” económico, que, em Piacenza, no que toca à construção civil, fizeram barbaridades que deturparam irreversivelmente inteiras áreas centrais da cidade e do Stradone Farnese.
Apesar de tudo, o Stradone Farnese não pode ser transcurado pelo turista em visita à cidade. Alguns dos mais importantes edifícios sobreviveram. A ex-igreja de Sant’Agostino, a igreja de Santa Chiara e a dos Cappuccinos, o Palazzo Landi, a Cavallerizza, o ex-quartel General Cantore, o antigo abatedouro (ex Macello) hoje transformado no “Urban Center” que é onde termina a via.
As comemorações esportivas começam com o desfile de carros no Stradone Farnese, que fica engarrafado quando os torcedores abandonam os carros para irem a pé à Piazza Cavalli, a duzentos metros do início da via. E é bem no início que se encontram a pizzaria Mare Chiaro, a mais antiga da cidade, a Gelateria dello Stradone e algumas poucas lojas, que a via é mais residencial. Em uma das janelas do início do Stradone, observo a noite que chega frenética. É primavera.
La arteria principal de la ciudad era conocida como Strada Gambara. Esto era porque el cardenal Gambara para promulgar su construcción en 1543 para mejorar la viabilidad y ofrecen la posibilidad de construir nuevos edificios y decorados más. Farnese fue nombrado oficialmente en 1851. Aunque la comisión "La política y la belleza" favorecer la ocupación en la nueva ruta, el establecimiento de normas precisas para unificar el aspecto, el proyecto sólo se alcanzó parcialmente. La avenida está bordeada por 512 pequeñas columnas que varían en altura y la circunferencia de acuerdo con la importancia de los edificios civiles y religiosos. Por desgracia, la ruta pagado un alto precio por un período de "boom" económico, que, en Piacenza, en lo que respecta a la construcción, hizo barbaridades que irreversiblemente mancilladas totalidad de las áreas centrales de la ciudad y Farnese Stradone. Después de todo, la Stradone Farnese no puede pasarse por alto por los turistas que visitan la ciudad. Algunos de los edificios más importantes sobrevivieron. La antigua iglesia de San Agustín, la iglesia de Santa Chiara y los capuchinos, Palazzo Landi, la Cavallerizza, el antiguo cuartel general Cantore, el antiguo matadero (ex Macello) ha transformado en el "Centro Urbano" que es donde se acaba la ruta. Las fiestas comienzan con los coches deportivos en el desfile Stradone Farnese, que es embotellada cuando los aficionados dejar los coches para ir a pie a Piazza Cavalli, 200 metros de la salida de la pista. Y es muy pronto para conocer a la Mare Chiaro pizzeria, la más antigua de la ciudad, Gelateria dello Stradone y algunas tiendas, la ruta es más residencial. En una de las ventanas del comienzo de Stradone, mira la noche llega frenético. Es primavera.



+14